segunda-feira, 11 de maio de 2009

Curiosidades ~*

Criado na África do Sul, o poeta português teve o inglês como segunda lingual. Seus primeiros poemas foram publicados em inglês. O primeiro livro em português só sairia uma década depois. A seguir, mais algumas curiosidades sobre Fernando Pessoa.O poeta português Fernando Pessoa tinha o hábito de escreve sob diversos pseudonimos, cada um com um estilo e uma biografia próprios. Ente os pseudonimos adotado estão Ricardo Reis, Alberto Caieiro e Álvaro de Campos.

A popularida de Pessoa só ocorreu após sua morte. Pessoa morreu em 1935, mas sua poesia só despertou o interesse do público a partír da década de 1940. Seus poemas só foram traduzidos para outros idiomas depois de sua morte. O poeta era muio amigo de outros dois grandes nomes da poesia portuguesa: Almada Negreiros e Mário de Sá-Carneiro. Trocou intensa correspondência com Sá-Carneiro, que só foi interrompida após o suicídio do amigo.

Coisa que Pessoa não conseguia ver era um lapis sem ponta. Antes de escrever, ele costumava apontá-los. Consta também que o grande poeta português também mantinha o hábito de só escrever em pé. Além disso, Fernando tinha gosto pela astrologia. Místico, ele tinha mania de fazer mapas astrais dos amigos, parentes, conhecidos e até de personalidade históricas.

Numa visita a Portugal, o maior desejo da poetisa brasileira Cecília Meireles era conhecer Fernando Pessoa. O poeta, porém, não compareceu ao encontro e deixou Cecília na espera por quase duas horas. Ao voltar ao hotel, ela topou com um livro e uma carta de pessoa. Nele, o gênio português pedia desculpas por não ter ido ao encontro. O motivo? Os astros diziam que os dois não podiam se encontrar naquele dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário